quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mortes de tatus é um mistério em Queimada Nova. Seria o Barbeiro ou a estiagem?

 


(Imagem ilustrativa)
Comentários deixa população de município em alerta. As pessoas comentam que os animais da espécie tatus estão aparecendo mortos no interior de Queimada Nova – PI. Os relatos são de que possivelmente estariam doentes. Pessoas que tinham comido o animal teriam morrido contaminadas também.
Um médico que trabalha no município teria dito que suspeita de uma suposta febre. Já outros levantam uma opinião que o fato seria fome ou sede por conta da forte estiagem.
Outra hipótese seria uma nova espécie de bicudo que estaria surgido de acordo de alguns depoimentos de cidadãos queimadanovenses durante uma reportagem realizada pelo jornal Diário do Povo do Piauí ainda neste segundo semestre de 2012. Este novo inseto teria hábitos diurnos e uma cor diferente do já conhecido, enquanto a da espécie comum já conhecida tem hábitos noturnos. Segundo o site Coladaweb.com o cientista Carlos Chagas, descobridor da Doença de Chagas, procurando saber qual seria o reservatório natural do tripanosoma, encontrou-o no sangue do tatu, em cujas tocas achou os “barbeiros” infectados. Além do tatu, descobriu os tripanosomas nos gambás, macacos, cães e gatos.
Os boatos já tomaram grandes proporções e agricultores estão deixando de comer tatu, pois dizem que pessoas já vieram a morrer após se alimentarem do mamífero casca grossa.
Nada ainda é oficial, as autoridades da Saúde Pública municipal, estadual ou federal não confirmaram os casos.

Nenhum comentário: