Uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) promete impulsionar o movimento agroecológico em Petrolina e região. A instituição aprovou esta semana a criação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia e Produção Orgânica. O CVT funcionará no campus da zona rural do IF Sertão-PE.
De acordo com a assessoria de comunicação do Instituto, o Centro receberá mais de R$ 310 mil para desenvolver ações de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional na construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção.
Os recursos destinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) contemplarão a reforma do prédio sede, além da aquisição de equipamentos do laboratório de Agroecologia, bolsas de diferentes modalidades e material de consumo. Coordenada pelo professor Fábio Freire de Oliveira, a iniciativa conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O CVT do Sertão Pernambucano é direcionado a agricultores familiares, mulheres e jovens, com o objetivo de articular e animar ações de Agroecologia nos demais campi do IF Sertão-PE, Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições parceiras, potencializando o crescimento do movimento agroecológico na região. Até o momento, apenas cinco Centros foram aprovados no Brasil. (Foto/ilustrativa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário